Comitê de Coleções

Comitê de Coleções Mastozoológicas

O Comitê de Coleções de Mastozoológicas da SBMz (CCM-SBMz), instaurado em novembro de 2020, representa o resgate de uma iniciativa já implantada anteriormente nesta sociedade e tem o propósito principal de favorecer o acesso da comunidade científica às coleções de mamíferos situadas em território nacional. Na prática, o CCM-SBMz trabalha na busca, organização e disponibilização de informações fundamentais sobre as coleções. Para isso, o CCM-SBMz conta com a participação de dois representantes de cada região do país e três coordenadores gerais.

Danielle de Oliveira Moreira

Instituto Nacional da Mata Atlântica
Colaboradora na busca e organização de dados

Elisandra Chiquito

Universidade Federal do Espírito Santo
Coordenação

Aldo Caccavo

Museu de de História Natural do Ceará "Prof. Dias da Rocha"
Coordenação

Alexandre Percequillo

Universidade de São Paulo
Coordenação

Carolina Ferreira Santos

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Colaboradora Região Centro-Oeste

Thiago Semedo

Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal
Colaborador Região Centro-Oeste

Anna Ludmilla da Costa-Pinto

Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas
Colaboradora Região Nordeste

Diego Astúa

Universidade Federal de Pernambuco
Colaborador Região Nordeste

Alexandra Bezerra

Museu Paraense Emílio Goeldi
Colaboradora Região Norte

Claudia Regina Silva

Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Colaboradora Região Norte

Edú Baptista Guerra

University of Washington
Colaborador Região Sudeste

Pablo Gonçalves

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Colaborador Região Sudeste

Sérgio Luiz Althoff

Fundação Universidade Regional de Blumenau
Colaborador Região Sul

Tatiane Campos Trigo

Museu de Ciências Naturais do Rio Grande do Sul
Colaboradora Região Sul

Onde estão localizadas as coleções brasileiras?

Nosso primeiro passo foi realizar uma consulta ampla para localizar  e conhecer um pouco do acervo das coleções brasileiras. Até o momento, registramos 58 coleções, entre acervos de espécimes e de material genético de mamíferos.

O mapa ao lado mostra a localização das coleções que já registramos. Num futuro próximo, diponibilizaremos outros dados, como endereço, contato e representatividade do acervo. 

(clique para ampliar)

Publicações relevantes

Lista de Mamíferos

Lista de Mamíferos

Compõem a lista de mamíferos brasileiros espécies formalmente descritas e com registros confirmados no Brasil, através de espécimes testemunhos depositados em coleções científicas ou com registros de ocorrência documentados e publicados na literatura científica.

Critérios para inclusão de espécies na lista da SBMz:
Sempre que possível, o CT-SBMz se dedicará ao papel de compilação, apenas listando as espécies de mamíferos reconhecidas como válidas de acordo com os arranjos taxonômicos mais recentes envolvendo o táxon. Porém, quando estiverem disponíveis publicações recentes que apresentem posicionamentos conflitantes sobre a validade de determinado táxon, adotaremos a resolução sugerida pelos trabalhos de cunho taxonômico baseados em evidências geradas a partir de análises de dados, em detrimento de resoluções que não se baseiem em análises de dados ou que não apresentem tais dados. Em casos de estudos atuais com análises de dados e que apresentem resoluções conflitantes, adotaremos a resolução corroborada por linhas independentes de evidência (e.g. caracteres morfológicos, cariótipos e sequências de DNA), em detrimento de resoluções baseadas em menos linhas de evidência (e.g. dados exclusivamente morfológicos ou exclusivamente moleculares). Nos casos de conflitos, apresentaremos as hipóteses alternativas e a justificativa para a adoção de uma ou outra hipótese taxonômica por parte do Comitê. Estas justificativas serão fornecidas juntamente com a lista (em uma aba separada da planilha) na forma de notas taxonômicas. Os táxons que se enquadrem nesta situação serão identificados por letras sobrescritas.

Como citar essa lista:
Abreu EF, Casali DM, Garbino GST, Loretto D, Loss AC, Marmontel M, Nascimento MC, Oliveira ML, Pavan SE, Tirelli FP. 2020. Lista de Mamíferos do Brasil. Comitê de Taxonomia da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (CT-SBMz). Disponível em: <https://sbmz.org/mamiferos-do-brasil/>. Acessado em:

(clique para ampliar)

Com base nessa compilação de dados, atualmente são reconhecidas 759 espécies de mamíferos com ocorrência confirmada no Brasil. As compilações anteriores e mais atuais — Lista Anotada dos Mamíferos do Brasil (Paglia et al., 2012), Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (Percequillo & Gregorin, 2017) e Lista dos mamíferos recentes do Brasil (Quintela et al., 2020) — haviam contabilizado 701, 720 e 751 espécies, respectivamente. Portanto, a presente lista apresenta um incremento de oito espécies desde a última contagem. As espécies de mamíferos brasileiros estão organizadas em 11 ordens, 51 famílias e 249 gêneros. As ordens mais diversas são Rodentia, Chiroptera e Primates, com 263, 181 e 126 espécies, respectivamente. A ordem Perissodactyla é a menos diversa, com apenas uma espécie reconhecida para o território brasileiro. Dentre as famílias, Cricetidae é a mais diversa, com 148 espécies, e o gênero Callicebus é o mais diverso, com 23 espécies ocorrendo no Brasil.

Rolar para cima