Mamíferos do Brasil

Foto por: Mattheus Torrezani Silveira

Comitê de Taxonomia

O Comitê de Taxonomia da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (CT-SBMz) foi criado no mês de junho de 2020 como proposta da diretoria vigente, presidida pelo Dr. Alexandre R. Percequillo. Este comitê surgiu a partir do desejo desta diretoria em adotar uma atuação participativa junto à sociedade e disponibilizar aos nossos associados e ao público em geral uma lista atualizada das espécies de mamíferos ocorrentes no território brasileiro. Inicialmente contamos com a colaboração de 10 pesquisadores que auxiliaram na elaboração da presente lista e irão trabalhar para mantê-la atualizada e cada vez mais completa. Pretendemos que no futuro próximo esta lista inclua também informações complementares para as espécies, como distribuição geográfica, dados ecológicos e status de conservação. Compõem a lista de mamíferos brasileiros espécies formalmente descritas e consideradas válidas, de acordo com os arranjos taxonômicos vigentes para cada grupo, e com registros confirmados no Brasil, através de espécimes testemunhos depositados em coleções científicas ou com registros de ocorrência publicados na literatura científica. 

Edson F. de Abreu-Jr. (USP)

Coordenador e colaborador para Rodentia e Lagomorpha

Flávia P. Tirelli (UFRGS)

Colaboradora para Carnivora

Guilherme Garbino (UFMG)

Colaborador para Primates

Maria Clara do Nascimento (UFMG)

Colaboradora para Chiroptera

Miriam Marmontel (IDSM)

Colaboradora para Cetartiodactyla e Sirenia

Márcio Oliveira (UNESP)

Colaborador para Cetartiodactyla e Perissodactyla

Silvia E. Pavan (MPEG)

Colaboradora para Didelphimorphia

Daniel Casali (UFMG)

Colaborador para Cingulata e Pilosa

Ana Carolina Loss (INMA)

Colaboradora para Rodentia

Diogo Loretto (Bicho do Mato Ltda)

Colaborador para dados ecológicos das espécies

Lista de Mamíferos

Como citar essa lista:
Abreu-Jr, E.F., Casali, D.M., Garbino, G.S.T., Loretto, D., Loss, A.C., Marmontel, M., Nascimento, M.C., Oliveira, M.L., Pavan, S.E., & Tirelli, F.P. 2020. Lista de Mamíferos do Brasil. Comitê de Taxonomia da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (CT-SBMz). Disponível em: <https://www.sbmz.org/mamiferos-do-brasil/>. Acessado em:

(clique para ampliar)

Atualmente são reconhecidas 755 espécies de mamíferos com ocorrência confirmada no Brasil. As compilações anteriores e mais atuais, Lista Anotada dos Mamíferos do Brasil (Paglia et al. 2012) e Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (Percequillo & Gregorin 2017), haviam contabilizado 701 e 720 espécies, respetivamente. Portanto, a presente lista apresenta um incremento de 35 espécies desde a última contagem. As espécies de mamíferos brasileiros estão organizadas em 11 ordens, 51 famílias e 249 gêneros. As ordens mais diversas são Rodentia, Chiroptera e Primates, com 257, 182 e 128 espécies, respetivamente. A ordem Perissodactyla é a menos diversa, com apenas uma espécie reconhecida para o território brasileiro. Dentre as famílias, Cricetidae é a mais diversa, com 144 espécies, e o gênero Callicebus é o mais especioso, com 25 espécies ocorrendo no Brasil.

Rolar para cima